O novo ensino médio e a tentativa de ser menos medíocre.

henry-ford

Tenho visto algumas questões sobre o novo ensino médio que vai ser implantado por MP. Infelizmente tenho o “péssimo” hábito de procurar fontes, de buscar informações além da manchete, e fiz isso também em relação a esse novo ensino médio. Li muitas críticas dos ditos esquerdistas sobre a desobrigação de filosofia e sociologia, e foi exatamente isso que me motivou a escrever esse texto.

No discurso ideológico fica muito bonito, mas o ensino de sociologia e filosofia que temos há décadas no nosso ensino médio (falo da rede pública) tem tanta qualidade quanto as aulas de inglês que lá também temos. São 6 anos aprendendo (sem aprender) o verbo to be.

A carga horária vai aumentar de 800h para 1.400h. Me agrada muito.

Aptidões existem e não devem nunca ser desconsideradas. Pelo que li da proposta do novo ensino médio o aluno vai ter a opção de focar no que lhe agrada. E isso não é novidade, já foi assim, e foi assim numa época antiga em que a escola ainda funcionava. Me agrada.

Costumo dizer que quem concluía o nível médio nos anos 80 tinha um nível cultural muito maior do que a maioria dos bacharéis de hoje. Enxergo com otimismo esse tempo voltando.

Li também muitas críticas sobre se permitir que professores sem formação específica em determinada área, mas com formação em área afim ministrem aulas. Apoio essa medida. Ela começa a dar um mínimo de razoabilidade pois hoje, ora hoje, desde que eu fiz o ensino médio, isso já acontecia. Minha professora de educação artística no primeiro ano era acadêmica de história. Nada proveitoso saiu dessa aula. Ela simplesmente fingiu que ministrou o conteúdo pois precisava do seu salário, eu fingi que aprendi algo, pois precisava da minha nota, o estado fingiu que cumpriu seu dever constitucional de fornecer educação. O clássico pacto da mediocridade.

Até agora tenho gostado do que li sobre o novo ensino médio, fico feliz que seja esse que meu filho vai cursar, não o ensino médio falido que eu tive que cursar na escola pública

~ por Marcelo Amil em setembro 22, 2016.

Deixe um comentário

 
