Pra onde estão levando as forças armadas?

Quando algo começa a ser usado com muita frequência, isso perde relevância, ou no mínimo respeito. É mais ou menos como os gritos de sua mãe. Vc a ouve gritando todo dia, então não faz mais muito efeito (hehehe).

Me refresquem a memória os mais antigos, ou os melhor informados, mas antes do governo do PT, a única lembrança que eu tenho do exército nas ruas é na ECO 92, ainda sob a presidência de Collor.

Desde que o PT assumiu o governo temos visto cada vez mais o exército nas ruas, em muitos casos fazendo patrulhamento, como agora no RJ. Muitas das ações que caberiam à PM, por exemplo, enquanto força auxiliar tem sido delegadas, ainda que por tempo determinado, às forças armadas. Ainda não consegui ter uma opinião mais fundamentada sobre o que isso significa e quais seus impactos, daí eu ter resolvido escrever esse post. Recordo-me que há alguns anos, li uma pesquisa que apontava o exército como a instituição mais confiável do Brasil.
Hoje vi na tv uma matéria sobre confronto entre soldados do exército e populares numa área ocupada no RJ. Não estou defendendo quem foi preso, nem sei do que se trata além do que foi divulgado na tv. Não estou também questionando a atuaçào dos militares, que bateram no detido (isso eu questiono) e deram tiros pra cima. O que mais me chama a atenção é que caminho está sendo dado às forças armadas. De acordo com um coronel, não temos munição nem pra uma hora de guerra, há tempos quartéis liberavam seus soldados ao meio dia pra não servir almoço por contenção de despesas. E agora vejo a farda verde sendo utilizada na rua. já vimos militares na rua em quase todas as capitais. A impressão que tenho é de que desde a ditadura militar não se recorria tanto às forças armadas, e ainda que eu não tenha uma opinião formada acerca disso, de início vejo com péssimos olhos.

~ por Marcelo Amil em maio 26, 2014.

Deixe um comentário

 
