Os pontos de vista sobre vencer ou perder

Há alguns anos, vi o homem mais íntegro que conheci na vida, meu tio, o engenheiro João Silva lutar por alguns anos contra o câncer. Recentemente, li uma matéria que mencionava alguém que perdera a luta contra o câncer. Mas eu discordo. Vi o que se passou com meu tio, vi aquele homem forte, ativo, trabalhador e pé de valsa ser castigado por uma doença que o deixara fraco e limitado. E ao fim, a morte. Mas não consigo ver em momento algum, uma derrota. Pelo contrário, entendo que temos duas possibilidades de vencer uma doença. Ou nos curamos dela ou deixamos ela com essa carcaça que carregamos, e simplesmente seguimos em frente. E é assim que eu enxergo as coisas. A doença não quer nos matar, isso seria como jogar um copo de água em alguém que em instantes vai pular no mar. A doença que trazer sofrimento, dor. E se chega o ponto em que você não mais consegue curar-se, aí você vence a doença de outra forma. Deixando-a sozinha e seguindo em frente. Não sou uma pessoa muito espiritualizada, (mas neste período em que o mundo vive uma overdose de catolicismo, tenho me pego várias vezes relembrando bons momentos que vivi dentro da igreja) mas eu acho que a vida continua. A vida sempre segue em frente, de um jeito ou de outro. Pensar assim me deixa melhor, me deixa mais leve. Todos um dia vamos enfrentar a ida de alguém que amamos. Penso que o melhor é que essa ida, siga a ordem de chegada. você vai sofrer quando seus pais se forem? Vai, mas isso não será absolutamente nada perto do que eles sofreriam se você fosse antes deles. Deixemos a vida rodar, deixemos a areia da ampulheta cair, afinal, não há absolutamente nada que possamos fazer pra impedir isso.

~ por Marcelo Amil em março 20, 2013.

Deixe um comentário

 
