Divisão do estado do Pará. Eu sou a favor.

De início podem começar dizendo que eu não tenho nada a ver com isso, que isso é problema do povo paraense e blá blá blá. Um equívoco infantil pensar dessa forma. A divisão do Pará, deve de forma plebiscitária sim, ser aferida através de voto exclusivamente pelo povo paraense, mas a discussão cabe a todos os Brasileiros.

Infelizmente ainda não consegui encontrar um site oficial da campanha pelo não. Gostaria de ler os argumentos efetivos deles, as linhas mestras da campanha etc. Enfim, enquanto não encontro (aguardo indicações) vou discutindo com o que encontro fragmentado pela net.

Tenho lido em muitas notícias que a divisão não passa de politicagem e que seriam criados apenas cargos pra políticos. Nesse ponto eu enxergo o seguinte (me atenho apenas aos cargos eletivos): Haverão sim 48 novos deputados estaduais, 16 novos deputados federais, 6 senadores e dois governadores. Começo falando sobre os deputados federais. Haverão sim, 16 novos, só que a constituição determina que a câmara dos deputados, terá sempre, no máximo 513 deputados, ou seja, esse número não vai subir pra 529. O que vai acontecer é que tanto o Novo Pará como alguns outros estados, terão de ceder cadeiras aos novos membros, e daí vemos a grita de quem tem mais cadeiras. Quanto aos governadores, deputados estaduais e senadores, tenham a certeza, todos, TODOS OS FUTUROS PARLAMENTARES E EXECUTIVOS DOS NOVOS ESTADOS JÁ OCUPAM CARGOS PÚBLICOS HOJE. Não estamos  falando de um novo território anexado ao Brasil, não estamos falando de uma área nunca antes explorada. Estamos falando de regiões com geopolítica consolidada, de regiões já sob a influência de caciques, de regiões que já tem suas lideranças, sejam de oposição ou de situação, mas que já vivem a política em sua plenitude. E acreditem, a mudança de nome não vai mudar os nomes das lideranças. Portanto essa conversa de que vamos estar criando novas “boquinhas”, cai por terra. Todo mundo que vai “mamar” nos novos estad0s, já “mama” hoje no Pará.

O que eu vejo de bom e proveitoso nessa divisão é a aproximação de poder. não vejo como negar que o poder gira em torno de si. As coisas acontecem na metrópole, não fosse assim, em todo lugar do mundo as pessoas não precisariam dirigir-se às metrópoles pra tratamentos médicos, pra serviços e outras coisas. Um obidense não vai a Belém reivindicar nada. Ele elege seus parlamentares municipais, que vez ou outra vão, e sobre os quais nunca temos certeza das intenções (uso óbidos como um exemplo apenas), e o governo não precisa se preocupar muito com o que está acontecendo lá, afinal, é um eleitorado pequeno de um povo distante que ajuda a ganhar, mas não atrapalha a vitória numa eleição. Agora imaginem se o ponto de reivindicação fosse Santarém, se esse povo fosse acessível e fizesse diferença numa eleição? Pois é. Com a divisão, esse povo vai fazer diferença. Serão os mesmos problemas, os mesmos bandidos, e os mesmos mocinhos, mas novas possibilidades.

Anúncios

~ por Marcelo Amil em novembro 18, 2011.

5 Respostas to “Divisão do estado do Pará. Eu sou a favor.”

  1. gostei da opiniao e tomei a liberdade de publicar….

  2. Obrigado, Patrícia. É sempre bom receber elogios de pessoas inteligentes. 🙂 Volte sempre.

  3. gostei da sua opinião a favor da divisão do estado Habemus.quem mora na parte esquecida e que contribui na riqueza do estado, sente na pele o sofrimento do povo. como eu .meu voto e sim.adorei a parte de novas possibilidades,e tambem acho que e de interresse de todos os brasileiros discutir sobre esse assunto .
    kezia sousa ( carajás)

  4. que dizer marcelo ….kkk…agora que vim ver que habemus e o nome do blog…kkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: