Viagem Internacional

Vamos lá dicas de uma viagem segura e sem muitos problemas. Alias tentar pelo menos passar dicas e experiencias das quais ja passei. Pois querendo ou nao passar por imigracao é roleta russa. As vezes passa sem pergunta alguma, e outras vezes sao varias perguntas que deixa a pessoa zonza. Mas quando o passaporte ta limpinho ” primeira viagem ” é normal tantas perguntas. Mas enfim vamos la , pois o assunto e longo e irei tentar fazer um resumao também.

Claro que todos ja sabem, para viagem a outro país é necessário o PASSAPORTE BRASILEIRO, que custa em média uns R$ 157,70 e demora 7 a 10 dias para ficar pronto. Bem no meu caso foi 7 dias, quando fui renovar meu passaporte após o casamento. Um dica importante, se voce ja planeja arrumar as malas entao a primeira coisa a pensar é o passporte pois alguns países querem uma validade acima de 6 meses para ser valido na entrada do país. Entao sempre é bom ver quais sao as regras do país que deseja visitar.

Outra dica importante tanto para voo nacional como internacional é assim que chegar no aerporto fazer logo o check-in e com o cartao de embarque na mao, procurar qual o portao de embarque que vai entrar, assim nao deixa para a ultima hora e nao perde o voo.  Principalmente se o seu voo for Guarulhos.

Outra dica, e essa é bem importante. Se voce prentende visitar um amigo e se hospedar na casa dessa pessoa e esta viajando sem muito dinheiro ou cartoes de credito a dica é CARTA CONVITE, aonde o ” amigo ” estará convidando voce a ficar na casa dele e se responsabilizando por sua estadia e sua volta ao seu destino. Geralmente a imigracao aceita sem fazer tantas perguntas sobre dinheiro ou cartoes de credito. Mas vale a pena ter pelo menos uns euros ou dollar e ate mesmo pelo menos um cartao de credito. Outra dica é: Se voce viajar por conta propria sem hospedagem de amigo, fique atento as seguintes informacoes, na hora de passar na imigracao eles irao pedir , reserva de hotel, confirmacao da reserva, cartao de credito e dinheiro. Se estiver com dinheiro terá que mostrar o papel de sua declaracao na saida do Brasil aonde voce declarou o dinheiro de saida do Brasil. Ja vi uma moca que viajou comigo indo por Londres que teve que retornar ao Brasil, pois ela estava apenas com 100 euros, sem reserva nenhuma, sem cartao de credito e ela por tambem nao falar o idioma muito bem acabou se enrolando toda e teve que voltar ao Brasil pois eles perceberam qual era a intencao dela, ir para Londres e ficar por lá para um sub-emprego. Como eu disse é roleta russa, alguns passam tranquilo outros nao. Quando se tem pelo menos uns 3 carimbos no passaporte eles avaliam que a pessoa vai entrar e sair como ja fez antes e ai sao perguntas de praxe e pronto liberado e carimbado o passaporte. Entao para nao ter prejuizo e ferias frustrada se previnir vale a pena.

Idioma, sempre é bom fazer um cursinho de english basico para nao se perder nos aeroportos principalmente os Europeus que sao enormes e muitas vezes para ir a um outro terminal precisa pegar trem ou onibus de tao grandes que sao, e sem ingles é complicado pegar qualquer tipo de informacao. Agir sempre com educacao, pois mesmo falando ingles muitas pessoas acabam se recusando a falar em ingles. PARIS, estive por 2 vezes fazendo conexao  e é complicado pedir informacao, mesmo voce falando em ingles eles te respondem em frances, a dica é prestar atencao no movimento da mao e ir na sorte e chegar a frente perguntar novamente 🙂 fiz isso 3 vezes ate chegar ao portao de controle e depois mais 2 informacoes para chegar ao meu portao de embarque e rezar para eles nao trocarem o numero de portao de embarque, para quem nao entende ingles o lance é ficar de olho nas tvs que vao informando a cada 1 minuto todos os portoes e numeros de voos.

Sempre esta de olho no relogio para nao perder o voo seguinte por que para remarcar é outro problema muitas vezes precisa voltar ao balcao de terminal da compania o que pode demorar muito, pois precisará voltar tudo que ja andou, esperar filas e acabar esperando um voo por horas. Eu mesma sai de Sao Paulo com 30 miniutos de atraso, cheguei em Amsterdan atrasada e o voo ja havia saido, tive que remarcar sem onus nenhum o voo para Noruega, porem tive que esperar quase 4 horas . Ja havia esperado em Sao Paulo 7 horas, 11 horas de voo, 4 horas de espera e mais 2 horas de voo, ate parece divertido ” talvez na primeira vez é super divertido ” mas é cansativo demais.

Nunca faca acordo com ninguem de fazer favor de levar algo na sua bagagem, isso sempre dar problemas e dos mais graves. Entao isso nem pensar. Carregue apenas o que é seu, se alguem pedir para voce reparar alguma coisa enquanto vai ao banheiro ou fumar se recuse a fazer. Nunca sabemos quais reais intencoes das outras pessoas ainda mais quando se trata de voo internacional ate voce explicar tudo, ja perdeu o voo ou pode ate ser mesmo proibido de viajar para dar mais explicacoes. Entao COISAS ALHEIAS , OLHADINHA nem pensar.

Bagagem de mao e bagagem a ser despachada… Para a europa, tem que ficar de olho nas cias. Algumas companias permitem 2 pc ” 2 malas com 22kg ” e uma bagagem de mao com 10kg. Entao tem que perguntar na agencia de viagem ou no proprio site se todo o intinerario e a mesma regra tarifaria. Pois kilo extra na europa chega a custar 22 euros, eu e meu marido passamos por um aperto achando que a regra era para o intinerario de volta e la vamos nos com 3 malas com 22 kilos e mas a bagagem de mao, 22 kilos extra e dinheiro para pagar tambem nossa sorte fois que nos deram cortesia por que explicamos que era o nosso casamento. Mas nem todos tem a sorte e ai é pagando ou se desfazendo de coisas no aeroporto mesmo. Entao vale a pena ler o contrato que sai quando se compra bilhete aero na internet.

Se for levar sua cachacinha ou dar de presente para alguem nao se esqueca que é permitido alcool, porem apenas 1 litro por pessoa, acima disso é confiscado. E nao esqueca de avisar que possui algo fragil na mala por que se nao corre o risco de chegar ao seu destino e esta com a roupa toda fedendo a alcool ” tambem aconteceu comigo no voo da GOL de Fortaleza à Salvador e o pior nao deram a minima quando fui reclamar. Entao vale a pena avisar assim eles colocam etiqueta na mala , mas forre bem a garrafa com saco bolha ou ate mesmo com roupas ao fundo, acima e lados. Se estiver despachando bem valiosos na mala faca declaracao dos bens assim esta seguro caso ocorra algum furto na sua mala.

Bagagem de mao é outro que sempre pega pessoas ja vi muita gente se desfazer de perfumes caros por que estava acima do permitido. Pode levar ate 10 itens com 10ml APENAS 10ml acima disso, e dar tchau que vai direto para a lixeira. Nada de cortado de unha, isqueiros, espelinho quebrado e tesoura por que vai ter que abrir a bolsa e mandar pra lixeira tambem. Principalmente em voos internacionais aonde tudo é suspeito.

Ahh nao ande de meia fura ou com pezinho com chulé 🙂 em muitos aeroportos voce será obrigado a tirar o calcado para passar no detector de metal e ai para nao passar aquela vergonha é melhor se previnir 🙂

Referente ao clima e vestimenta, nao sei se vale a pena comprar roupas de inverno e depois nao usar no Brasil.  Dependendo do estado é mais complicado ainda. Comprei roupas em Manaus e chegando aqui a primeira vez nao usei nenhuma em dias de frio intenso. So usava as roupas dentro de casa e mesmo assim ainda sentia frio. Aqui as roupas sao apropriadas ao frio entao a dica é : trazer bastante calca jeans , botas ou tenis , bastante meias , camisas de frio e chegando ao destino congelado comprar apenas um casaco apropriado. Por que se for deixar para comprar roupas por aqui pode sair bem mais caro, bem pelo menos aqui na Dinamarca aonde vestuario nao é tao barato. Fora que tem feiras livres aonde vendem roupas usadas em bom estado, eu mesma ja comprei um casaco maravilhoso, otimo estado pensando no inverno quando tenho que ir a escola e paguei apenas 1oo coroas, o mesmo casaco na loja custaria no minimo umas 2.000 coroas. E fora que aqui isso nao é coisa de gente pobre nao, muita gente jovem faz isso, ferinhas para troca de roupae assim sempre estao mudando o guarda roupa.

E as dicas sao essas, alias tem muita coisa a ser escrita porem vou escrevendo as mais importantes e basicas para nao ter problema.

Muita gente fala que é melhor viajar pelo Brasil, por que o Brasil tem beleza e bla bla bla,porém a realidade é que viajar no territorio Brasileiro é caro.

Vou dar um pequeno exemplo: Estou vendo essas dias bilhetes , se Deus permitir minha mae vem final do ano para o natal e ano novo, bilhete ida e volta R$ 2.500 , porém é uma viagem internacional e em um periodo que as passagens sao caras.  E  setembro a novembro passagens para o Rio de Janeiro ou Recife e nao saia por 1.050 ida e volta Rio de Janeiro, e 1.300 ida e volta recife ” partindo de Manaus ”  Entao para quem nao acha lucro viajar pela europa , puro engando claro que se vier para ficar em hotel e ter as despesas diarias o barato sai caro ainda mais quando se viaja com pouca grana aonde tem que fazer passeios basicos . Mas eu costumo dizer que sempre vale muito a pena, pois estará conhecendo um outro país, uma nova cultura , um idioma diferente, clima agradavel , e digo pela Europa chegando em qualquer país Europeu voce pode conhecer 2, 3 ou 10 rapido, pois tudo é muito perto e as psassagens de trem ou onibus sao bem em conta.

Entao gente é isso e espero que quem tenha lido tudo tenha gostado.

Abracos,

Marcia Olsen

Anúncios

~ por filmes1 em fevereiro 24, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: